16 de dezembro de 2010

PROJETO: Biografias e autobiografias

ESCOLA MUNICIPAL BARBOSA ROMEO

ÁREA: Língua Portuguesa.

CONTEÚDOS: Leitura e produção de textos

Artes visuais (fotografias)

RECURSOS: biografias, autobiografias, fotografias, internet.

TEMPO ESTIMADO: Quinze aulas (aproximadamente).

TURMA: 3º Ano

RESPONSÁVEIS:

Eliana Cardoso

Isa Clarissa Carvalho

Queite Nogueira

JUSTIFICATIVA

Esse trabalho tem como objetivo principal aliar o conteúdo de Língua Portuguesa ao uso efetivo do computador. Desejamos com isso, fazer com que nossos alunos percebam a potencialidade dessa ferramenta digital, já que a relação que a maioria tem com o computador se restringe a redes de relacionamentos sendo que as mais usadas são, Twitter, Orkut, MSN e os jogos virtuais. Diante dessa realidade percebemos que através do trabalho em sala de aula, a escola pode desenvolver nesses adolescentes, abertos a mudanças, novas habilidades por meio da tecnologia.

Para tanto, o computador será utilizado em diferentes momentos e com objetivos distintos, como: em pesquisas e produção textual. Essa será uma ótima oportunidade de os alunos conhecerem os recursos disponíveis nessa ferramenta digital, que além de um bom entretenimento, também é uma ferramenta que proporciona importantes aprendizados como, no uso dos processadores de textos, no acesso a variados sites (de áudio, vídeo) e de programas. Com esse trabalho os alunos terão a oportunidade de conhecer e experimentar durante a produção textual, recursos disponíveis no momento da produção, revisão e edição como, mudar de lugar frase ou parágrafo, ampliar, cortar, enfim, modificar a composição quando e quanto quiser, sem que precise refazer todo o texto.

Portanto, acreditamos que esse trabalho ampliará a visão e a relação desses futuros “Hackes” com o computador.

OBJETIVO GERAL

Promover situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias através de pesquisas, na internet, de textos e de recursos de hipertextos, oferecendo aos alunos a oportunidade de utilizar os recursos disponíveis no computador, no momento da pesquisa e de produção do texto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Identificar características do gênero biográfico;

· Analisar biografias e autobiografias de personalidades brasileiras pela internet;

· Buscar e selecionar sites que tratem do assunto desejado;

· Produzir e revisar textos utilizando processador de texto;

· Utilizar o correio eletrônico para enviar as produções individuais;

· Realizar e publicar textos

DESENVOLVIMENTO

· 1ª etapa

Sondar os conhecimentos prévios da turma sobre biografia e autobiografia, apresentar e discutir com a turma o Projeto (objetivos, etapas e produto final), fazer os ajustes conforme sugestões apresentadas.

· 2ª etapa

Selecionar informação nos sites sobre as personalidades escolhidas e analisar as características (estrutura, linguagem, etc.) do gênero biográfico e autobiográfico.

· 3ª etapa

Conversar sobre a construção de um roteiro com os principais aspectos de um texto autobiográfico, que servirá de apoio durante a produção textual.

· 4ª etapa

Produzir usando o computador o texto autobiográfico e fazer a revisão com ajuda do processador de texto.

Produzir o texto autobigráfico no computador utilizando o processador de texto para as revisões necessárias.

· 5ª etapa

Propor a turma o uso do correio eletrônico para enviar as produções ao professor e receber (via e-mail) as devidas orientações.

· 6ª etapa

Orientar a turma quanto à formatação (título, escolha da letra, ilustração, etc.) dos textos.

· 7ª etapa

Organizar a turma em quatro grupos, orientar e distribuir as tarefas para a confecção do livro (capa, apresentação, dedicatória e sumário).

· 8ª etapa

Postagem do livro no blog da escola.

PRODUTO FINAL

· Produção de um livro com as autobiografias dos alunos para doar a biblioteca da escola.

· Postagem do livro no blog.



Um comentário:

  1. Excelente idéia colega! Realmente a escola precisa utilizar o computador como ferramenta para que o aluno melhore a leitura e a escrita, e não apenas para bate-papo. Parabéns pelo projeto. Bjs

    ResponderExcluir