5 de agosto de 2010

Resenha , O que é o virtual? Pierre Levy


LÉVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.


Em sua obra O que é o virtual? Pierre Levy apresenta o conceito de virtual não como contrário ao real, mas como oposto ao atual. O virtual então, traria em si “o potencial de ser”, que quando atualizado, torna-se o real, essa abordagem apresenta uma perspectiva relativa de tempo e espaço ao afirmar que “o que está lá também está aqui”. Nos nove capítulos da obra, defende que o conceito de virtual já está presente na história humana de forma ontológica, não surgindo com a era digital, porém sendo ressignificado nesse novo momento histórico, cibernético. O virtual que é desterritorializado, gera em potencial o problema e o atual, aqui e agora, territorializado, trás em si a solução para o mesmo.


http://isalmeida2.blogspot.com/p/o-que-e-o-virtual.html

4 comentários:

  1. Seu post sobre o que é virtual está ótimo. Vou aprender muito com vc. Estarei acompanhando seus passos no seu novo empreendimento.Bj

    ResponderExcluir
  2. A virtualidade é como o próprio Lévy relata é “ um movimento pelo qual se constitui e continua a se criar a nossa espécie”, portanto é imprescindível que utilizemos o espaço da virtualidade “ a cibercultura” para sermos pessoas inseridas no processo, participativas, reflexivas e importantes na contribuição desta nova era da humanidade – a era da virtualidade. Nesse sentido acredito que vc conseguiu apresentar muito bem este pensamento em sua resenha.
    Parabéns! Com vc pude acrescentar a minha reflexão sobre esta obra,
    Abraços,
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Vi que tds vcs fizeram várias resenhas e postaram nos blogs. Qual foi o módulo?

    PS: Ganhaste uma nova seguidora, bj!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Lú e Paty foi do módulo 1, agora vamos poder trocar fugurinhas,rsrsrs. bj

    ResponderExcluir