10 de junho de 2010

Reinações de uma educadora!

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida" Jonh Dewey

Acredito que a Educação liberta e dá poder aos que a detém, bom seria que esse poder fosse acessível a todos e que sem restrições todos pudessem fazer suas escolhas de forma consciente sem manipulações. Vejo em meus alunos um potencial muito grande, constatando assim que a inteligência é inerente ao ser humano , mas também vislumbro as armadilhas que os esperam. Me sinto responsável em instrumentalizá-los para que possam sobreviver a tamanha desigualdade, recordo um diálogo do filme Professor: Profissão Perigo, entre Gerárd Depardieu que protagoniza um professor de uma Escola na periferia de Paris, e Souad Amidou, também intérprete de uma professora da mesma Escola, onde os dois refletem sobre o ser professor e o tempo pedagógico, que na verdade eram substituído por outros papéis , o de mãe, pai, psicólogo, juiz, dentre outros, mas que na verdade era o que seus alunos precisavam naquele momento e o que esperavam deles. Comungo com esse diálogo, me vejo vivendo as mesmas situações, percebo então como é importante o meu (nosso, aos professores que estão lendo) trabalho e que não é só instruir meu papel , como educadora social, posso me chamar assim, como diz a citação inicial "a educação é a própria vida". E ela dura para sempre, mas somos nós, professores, que temos dado o ponta-pé inicial, e eles irão seguir em frente se os mostrarmos que é possível. Bem, agora estou experimentando a tecnologia como auxílio nessa tarefa! Daqui pra frente, irei utilizar esse espaço para socializar minhas reflexões sobre a TECNOLOGIA E AS NOVAS EDUCAÇÕES!!!
Seja bem vindo(a) sempre!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!Siga em frente garota e sucesso!Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muiiito bom. Como você cresceu menina.Parabéns!!Bjsss!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que ótimo seu blog.
    O template é show e o título também.. Muito bom gosto e criatividade!
    Espero ver mais postagens e comentários, faça desse espaço uma verdadeira reinação que em si tem que ser diversa, com muitas imagens e recortes...
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc Isa em relação a acessibilidade e a inteligência e como mediadores desse processo devemos acreditar que podemos fazer a diferença.
    Seja minha seguidora para podermos trocar ideias, experiências, dúvidas, sugestões.

    ResponderExcluir
  5. Sabe a parte que mais gostei do seu blog, foi a de que existe sempre uma inteção ao ensinar, que é formar pessoas. E você passa essa mensagem pra quem visita seu blog. D+ ;-)

    ResponderExcluir